• Alex Ribeiro

COMO SEPARAR OS RESÍDUOS CORRETAMENTE?

Atualizado: 4 de out.

Pode até parecer simples, mas algo que muita gente ainda sente dificuldade é na separação correta dos seus resíduos orgânicos, recicláveis e rejeitos. É importante demais para o meio ambiente essa separação certinha, visse?


Isso envolve um processo em que podemos ter uma produção de adubo ao separar nossos resíduos orgânicos, melhoramos as condições de trabalho dos catadores quando separamos adequadamente os nossos recicláveis e garantimos o envio aos aterros apenas do que não pode ser aproveitado.


Orgânicos São resíduos de madeira e folhas, restos de frutas, legumes e verduras, restos de comida, ou seja, todo resíduos de origem biológica. Todo esse material pode ser separado em uma composteira, produzindo um adubo natural e evitando, desse modo, a emissão de gases do efeito estufa em aterros sanitários.

Ainda não tem uma composteira na sua casa ou na sua empresa?

A gente te ajuda com isso.


E não esquece da #ColetaVerdi que faz todo o trabalho pra você. Basta colocar no baldinho, que a gente pega na sua casa e leva para tratar. Você ajuda a reduzir a emissão dos gases do efeitos estufa e ainda recebe adubo e muitos mimos dos nossos parceiros. Chama no DM!


Recicláveis Papel, papelão, vidro, plástico (alguns tipos) e alumínio: esses são basicamente os materiais recicláveis que você deverá separar. O ideal é separar por categorias! Porém, se não for possível, não tem problema. Só não deixa de separar dos demais resíduos, beleza?

Outra coisa muito importante a se fazer é higienizar bem o material que você está “descartando” para não atrair bichos e bactérias, ocasionando em risco à saúde dos catadores.

Não-recicláveis (Rejeitos) Papéis parafinados ou plastificados, adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, espelhos, esponja de lavar pratos são alguns exemplos de material que serão destinados aos aterros. O ideal é não consumir esse tipo de material. Então, sempre que possível encontre um substituto! Caso não seja possível, busque reutilizá-lo antes de descartar.

Separar corretamente os resíduos é papel de cada um, seja em casa ou na empresa. Isso é fundamental para melhorar a situação do nosso planeta!